Pagamento Digital vai Funcionar no Brasil?

Com o fechamento de várias lojas físicas e as restrições de mobilidade, impostas pela pandemia, as transações financeiras digitais se tornaram necessárias e em algumas situações fundamentais.

Mas como realizar transações financeiras digitais, se existem 50 milhões de desbancarizados no Brasil?

Independente da quantidade de pessoas sem acesso a pagamentos digitais, o Brasil, através da Caixa Econômica Federal, abriu cerca de 40 milhões de contas digitais para pagamento do auxílio emergencial. Ou seja, em alguns dias foram incluídos digitalmente, no sistema financeiro do Brasil, quase que toda a população da Argentina.

Vale lembrar que, segundo uma pesquisa da FGV, há hoje cerca de 230 milhões smartphones no Brasil.

Concluindo, população financeiramente digitalizada, transações financeiras realizadas através de smartphones nunca foram tão altas (segundo a Febraban), os pagamentos instantâneos chegando em Novebro/20 com o PIX, que vai auxiliar e facilitar a circulação digital do dinheiro e, por fim, mas não menos importante, vem o Open Banking, que deve iniciar em 2021. Tudo isto debaixo do guarda chuva do regulador, que estimula e promove um dos mais estimulantes e desafiadores ambientes financeiros de toda a América Latina e, quem sabe, do mundo. Portanto, pagamentos instantâneos tem tudo para ser um sucesso no Brasil.

E quem ganha com isto? Você!