Equipes Brilhantes

Já se perguntou porque algumas equipes, mesmo sem ter as melhores ‘cabeças’, os melhores recursos, os melhores ambientes etc… se destacam?

Quais são as condições necessárias para se ter uma equipe ‘brilhante’?

Esta é pergunta que Daniel Coyle tenta responder.

De forma resumida, equipes brilhantes necessitam de:

  1. Segurança
  2. Transparência (onde os membros compartilham vulnerabilidades)
  3. Propósito

SEGURANÇA

Não se cria segurança ‘apertando um botão’, ou seja, não acontece de forma mecânica ou instantânea, a construção é um processo e, portanto, demanda tempo.

Coyle define como ‘deixas de pertencimento’, são pequenas ações, comunicações não verbais, que passam segurança para o time.

Algumas dicas:

Preste atenção, e deixe isto bem claro para quem está falando;

O líder comete erros, ou seja, as fraquezas devem ser reveladas/compartilhadas; Aproveite para solicitar ativamente a participação de todos;

Não mate o mensageiro, abrace! O feedback é necessário.

Visualize as futuras conexões, compartilhe visões de onde o time pode estar no futuro.

Agradeça!, pode exagerar nos agradecimentos. Agradecimentos são deixas de pertencimento fortes de segurança, conexão e motivação.

Contrate sem pressa, ou seja, com seriedade!

Elimine as maçãs podres, ‘nada de cretinos’.

Crie espaços seguros e ricos em conexões.

Todos devem ter voz, garanta isto! Ou seja, da próxima vez que fizer uma reunião, todos devem compartilhar algo.

Recolha o lixo, passa o sinal de que ‘estamos juntos nisso tudo’;

Dê valor para os momentos de transição, Ou seja, quando um novo colaborador chega para seu grupo, valorize! Claro, tudo isto não vale só para o primeiro dia, vale para todos os dias, mas quem chega deve ser acolhido com especial atenção. Passar a mensagem de que independente do que ele foi antes, agora ele faz parte desta nova turma e todos estamos juntos agora.

Não, de forma nenhuma, feedback sanduiche, Ou seja, feedback é constante e aos poucos, nunca de uma única vez. Ele também cita casos onde o feedback, antes de ser passado, era perguntado para saber se o interlocutor quer receber o feedback.

Aproveite a diversão, ou seja, dê risadas!

TRANSPARÊNCIA

Se resume em compartilhar vulnerabilidades, contudo, você não faz isto da noite para o dia, requer repetição para ganhar ‘musculatura’, e, importante, disposição para sentir dor para conseguir resultados.

Dicas:

O líder é o primeiro a se mostrar vulnerável;

Repita as expectativas vária vezes;

Cuide dos assuntos negativos pessoalmente, ou seja, qualquer que seja a notícia negativa, faça você mesmo!

Ao formar novos grupos, concentre-se em dois momentos críticos: a primeira vulnerabilidade e o primeiro desentendimento.

Escute como se estivesse em um trampolim, ou seja, um bom ouvinte. (interagir e deixar o outro seguro, assumir posição prestativa, as vezes fazem perguntas e sugestões)

Durante uma conversa NÃO OFEREÇA SOLUÇÕES, ou seja, resista a esta tentação. Não se trata de você e sim do outro!

Adotar prática de honestidade – importante para quem faz a dinâmica de ‘retro’ para desenvolvimento em modelo Scrum. Faça as seguintes perguntas:

RETRO

  1. O que queríamos?
  2. O que conseguimos?
  3. O que provocou nossos resultados?
  4. O que faremos igual na próxima vez?
  5. O que faremos diferente?

PLANNING

  1. O que queremos?
  2. Quais desafios podemos antecipar?
  3. O que nós aprendemos de situações semelhantes?
  4. O que garantirá nosso sucesso?

Procure fraquezas e evite a sinceridade brutal, ou seja, feedback curtos, bem dirigido, menos pessoal, com pouco juízo de valor e de apenas um ponto por vez;

Aceite o desconforto, ou seja, não é fácil porque provoca dor emocional e sensação de ineficiência.

Alinhar linguagem com ação.

Avaliação de desempenho é diferente de desenvolvimento profissional, portanto trate separadamente.

Empregue a mentoria-relâmpago, ou seja, você ‘cola’ em quem você quer aprender, mas com duração de algumas horas.

Faça o líder desaparecer de vez em quanto, pratique isto! (em especial em momentos cruciais)

PROPOSITO

Para mim este é um dos pontos mais importantes, que muitas fezes são criados em momentos de crise.

Nomeie as prioridades em uma lista de importância.

Seja dez vezes mais claro, sobre as prioridades, do que você considera necessário.

Descubra onde seu grupo busca proficiência (fazer bem algo) e onde busca criatividade.

Adote frases de efeito.

Avalie o que realmente importa.

Utilize artefatos. (objetos que ajudam a identificar o propósito)

Equipes Brilhantes, Daniel Coyle. Recomendo!!!