Maturidade Digital

As empresas que possuem maturidade digital certamente tem maior capacidade para crescimento e sucesso, mas quais opções estas empresas tem para, de fato, se digitalizar?

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais digital, impulsionado pelo distanciamento social causado pela Covid19. Esta digitalização está proporcionando diversos benefícios para todos na cadeia, em especial os consumidores.

Mas o que é transformar digitalmente uma empresa ou instituição?

Transformação digital é a adoção da tecnologia digital para transformar serviços ou negócios, por meio da substituição de processos não digitais ou manuais por processos digitais ou da substituição de tecnologia digital mais antiga por tecnologia digital mais recente.

Mas o que é “digital”?

As transformações digitais podem ser caracterizadas em quatro valores:

Modelos de negócio – novas formas de negócio;

Conectividade – engajamento em tempo real;

Processos – automação e agilidade;

Analytics – olhar para os dados e tomar melhores decisões;

Com o objetivo de auxiliar as empresas a alcançar esta maturidade digital, a BPP tem um conjunto de APIs oferecidas através dos produtos BaaS (Bank as a Service), que no final do dia são serviços financeiros que podem ser integrados e totalmente automatizados pelas empresas utilizando as APIs da BPP.

Segundo uma pesquisa da McKinsey, com 164 empresas, empresas líderes em maturidade digital no mundo apresentam desempenho superior com taxa de crescimento de EBITA até 5 vezes maior em comparação com outras empresas. No Brasil este índice é de até 3 vezes.

Como a BPP pode ajudar sua empresa a ter Maturidade Digital?

A BPP oferece um conjunto completo de APIs para impulsionar a digitalização das empresas. Algumas APIs oferecidas pela BPP são:

  • Payment Account – API para você realizar toda a gestão da sua conta pagamento digital (saldo, extrato, transferência etc)
  • TED – Para você automatizar o envio das TEDs através de APIs;
  • DDA – Você consegue obter a lista de todas as cobranças registradas no seu CNPJ e ordenar o pagamento;
  • Cobrança/Boleto – Para você registrar e emitir boletos utilizando arquivos (CNAB 400) ou API para registro online/realtime;

O lançamento mais recente é a API Pix Customer.

A API Pix Customer, permite que qualquer empresa, que tenha uma conta transacional aberta na BPP, automatize seus recebimentos, envios e cobranças utilizando o Pix.

Através de uma integração por APIs a empresa pode inicial ou evoluir sua maturidade digital e integrar seus processos internos com operações que envolvem Pix, sem a necessidade de utilizar nenhuma interface da BPP, tudo de forma transparente.

Isto significa que para enviar um Pix a empresa não precisa utilizar o Internet Banking da BPP?

Sim. De forma segura, com criptografia, troca de chaves e muito mais, os Pix podem ser enviados diretamente da aplicação da empresa, sem a necessidade de interação com nenhuma aplicação da BPP.

Com a API do Pix Customer sua empresa pode:

  • Enviar Pix (com ou sem chave Pix)
  • Gerar QR Codes Dinâmicos ou Estáticos
  • Decodificar QR Codes
  • Devolver Pix
  • Entre outras funcionalidades

Para maiores informações consulte bpp.com.br.

José de Carvalho Junior, Head de Produtos e Inovação da BPP.