The Hard Thing About Hard Things (O lado difícil das situações difíceis)

Ben Horowitz.

Gostei bastante do livro. É uma pena que não tenha encontrado ele em 2018!

Ser o diretor executivo de uma empresa, ou melhor de uma startup, não é um trabalho fácil. Quem foi, é ou ‘está sendo’ sabe bem o que estou dizendo.

Horowitz conta como foi sua trajetória como empreendedor na área de tecnologia justamente no ano que a bolha das .com estourou. Isso foi em março de 2000. Muitos não viveram esse momento, mas para quem, como eu, presenciou a desvaloização em massa de praticamente todas as empresas de tecnologia, principalmente as listadas na bolsa, sabe que a situação não foi fácil.

Ele criou a empresa em 1999 e vendeu ela em 2007 para a HP por R$ 1,6 bilhão de dólares. Nesse período teve que superar muitos obstáculos e compartilha as reflexões e decisões que tomou.

Como fui CEO da BPP entre 2013 e 2018, pude me colocar em diversas situações descritas por ele no livro. Eu gostei bastante e compartilho alguns pontos que me chamaram a atenção.

Se você vai criar uma startup

Que o produto dela seja pelo menos 10 vezes melhor do que o principal produto disponível no mercado. Isso não vale apenas para que a adoção do produto seja mais rápida, mas também para facilitar o domínio do mercado. Dominar é importante porque outras empresas podem estar tentando fazer o mesmo e ser o primeiro é importante, porque derrubar um novo lider é muito mais difícil do que derrubar o velho.

Cuide das pessoas, dos produtos e dos lucros – nessa ordem

Ben Horowitz

Métricas

Cuidado ao estabelecer métricas porque se não forem bem definidas podem levar sua turma a executar algo que não era o que você queria.

Vendas é a cara da empresa

A área de vendas é a parte da empresa que todo mundo vê, portanto, se você tem equipe de vendas certifique-se de que eles estão alinhados com os interesses da empresa.

A startup cresceu

A medida que a startup cresce fica mais difícil agregar novos engenheiros na equipe, porque a curva de aprendizado se torna cada vez mais ingreme. É nesse momento que a especialização se torna necessária.

Olhe para onde está indo, não para aquilo que quer evitar.

Ben Horowitz

3 pontos importantes da liderança

Formular e comunicar uma visão, alinhar interesses e realizar a visão.

Os três são importantes, mas destaco que alinhar os interesses, em especial com os investidores e a realização foram os mais difíceis para mim.

O bom e o mau gerente de produto

Texto muito bom que ajuda no treinamento e orientação para o Gerende de Produto – vale a leitura. De forma resumida ele é o CEO/Diretor Executivo do produto.

Conclusão

Para concluir, ele reflete que para um empreendedor as duas principais características são ingeligência e coragem.

Ingeligência dispensa comentários, mas a coragem é necessária, porque criar uma startup do zero é um trabalho herculo. Considerando que os avanços tecnológicos de hoje diminuiram muito o patamar financeiro necessário para abrir uma nova empresa, sobra a coragem para empreeender e persistir. Porque em vários momentos você vai pensar em desistir!

Vale a pena a leitura.