Essencialismo

A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial.

Lin Yutang

Assim começa o livro Essencialismo.

Essa leitura é essencial par quem, assim como eu, tem dificuldades para dizer não.

Li o livro com o objetivo de entender a raiz comum de muitos problemas de produtividade e me deparei com, o que o autor chama de, Paradoxo do Sucesso. Em outras palavras, a busca pelo sucesso passa a ser um catalizador do fracasso.

Porque?

Em algum momento, queremos nos destacar, crescer na carreira e nos tornar referência. Para isto, estamos sujeitos a aceitar qualquer desafio que nos é proposto, mesmo que não estejam alinhados com nossos objetivos e quando percebemos nos deparamos com todo nosso tempo produtivo sendo consumido por atividades que nos afastam do nosso objetivo.

Aqui vem a falsa sensação de sucesso, porque você pode evoluir um pouco em todas as direções, mas como não tem ‘foco’, não avança de forma significativa em nenhuma direção.

Aqui um ponto importante, você tem claro quais são seus objetivos? (recomento o livro The Code of the Extraordinary Mind: 10 Unconventional Laws to Redefine Your Life and Succeed on Your Own Termslink)

A filosofia do livro é dividida em 4 fases:

  1. Essência – aqui ele descreve qual é a mentalidade básica do especialista;
  2. Exploração – como identificar o que é trivial do vital;
  3. Eliminação – excluir as coisas triviais;
  4. Execução – foco no que é vital – quase sem esforço!;

Menos, mas melhor.

As três palavras mágicas do livro.

Só quando nos permitimos parar de tentar fazer tudo e deixar de dizer sim a todos é que conseguimos oferecer nossa contribuição máxima àquilo que realmente importa.

Greg McKeown

Boa Leitura.

Livro: Essencialismo, A disciplinada busca por menos de Greg McKeown